A Infraestruturas de Portugal é, uma vez mais, parceira da 35ª edição do Amadora BD - Festival Internacional de Banda Desenhada, que acontece de 17 a 27 de outubro.
O maior evento de banda desenhada em Portugal está de volta à cidade da Amadora. Serão 15 as exposições que, de 17 a 27 de outubro, podem ser visitadas durante a 35ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora – Amadora BD 2024.
Sob o tema "Humanidade", o evento celebra os 50 anos do 25 de abril apresentando inúmeras exposições que exaltam os valores da democracia, liberdade, justiça e igualdade.
Mais de uma dezena de autores da banda desenhada internacional estão confirmados nesta edição sendo de destacar a presença de prestigiados criadores que, durante o Festival, vão lançar as edições portuguesas das suas obras: a sul-coreana Keum Suk Gendry-Kim (Grass), a holandesa Aimée de Jongh (adaptação para BD do clássico de Wiliam Goulding, Lord of the Flies), o francês Mathieu Sapin (Edgar), o brasileiro Marcelo D’Salete (Mukanda Tiodora), Christian Lax (A Universidade das Cabras) e Mikäel (continuação da série Giant).
Alex Maleev e Joe Rubinstein marcam também presença no Amadora BD’24, estando as suas obras patentes na exposição dedicada ao herói da Marvel Comics, Daredevil (Demolidor).
Esta colaboração com a Câmara Municipal da Amadora passa pela promoção do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora através da afixação de lonas nas colunas da Estação da Amadora e com a colocação de um totem alusivo ao evento na Estação da Reboleira.
Consulte a programação do evento e utilize o transporte ferroviário até à Estação da Reboleira, com ligação ao Metropolitano da Reboleira, ou até à Estação da Amadora.
Reforçando o seu compromisso de ser um Festival para todos, o Amadora BD volta a acolher conteúdos generalistas e do agrado de um público vasto e diversificado, tornando-se também este ano mais inclusivo. Com um novo plano de acessibilidades dos espaços, comunicação mais acessível e a apresentação da primeira exposição sensorial inclusiva – dedicada ao super-herói invisual Daredevil, que explora os sentidos da audição e do tato – o Amadora BD’24 promove a democratização do acesso à cultura e sugere aos visitantes uma reflexão em torno da diferença e da igualdade.
Há mais de 30 anos que o Festival apoia a produção de obras deste género literário, em contexto nacional e com impacto internacional.
Em 2024, o Amadora BD reafirma o seu compromisso e missão de investir nos autores e na banda desenhada. O evento culminará com a habitual cerimónia de entrega dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA) que mais uma vez atribui um prémio à Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português no primeiro domingo do Festival. Conheça aqui os nomeados para esta edição.
Sobre o Amadora BD
Criado em 1990, o Amadora BD é uma iniciativa da Câmara Municipal da Amadora, que tem por objetivo promover a banda desenhada. Organizado ininterruptamente desde a sua criação, o Amadora BD é o mais importante festival de banda desenhada em Portugal e um dos mais aclamados a nível europeu.
A programação anual reúne autores, editores, agentes e colecionadores de diferentes nacionalidades em sessões de autógrafos, exposições, lançamentos, oficinas e apresentações. No âmbito do Amadora BD, os Prémios de Banda Desenhada da Amadora, distinguem, todos os anos, os autores e os jovens que se destacam no panorama da Banda Desenhada.
Entre 2024 e 2026, o Amadora BD integra o projeto Comics Beyond – uma incubadora europeia de banda desenhada, com o objetivo de reforçar a empregabilidade e promover o empreendedorismo e networking dos autores na banda desenhada. O projeto, faz parte do programa Europa Criativa, iniciativa promovida em conjunto com o Centro Belga de Banda Desenhada (Bélgica), o Festival On a Marché sur la Bulle (França) e a Comicon de Nápoles (Itália).